Logística InternacionalOperações de logística internacional, agenciamento de cargas internacionais e desembaraço aduaneiro.

Conheça

Transporte Marítimo

Vantagens:

Permite deslocar cargas de maior tamanho, e em maior quantidade, com menores custos associados em comparação com o transporte aéreo ou terrestre para deslocações intercontinentais; custo do frete.

Desvantagens:
  • Pouca flexibilidade da carga
  • Baixa velocidade de transporte
  • Necessidade de os produtos transitarem nos portos/alfândega, implica um maior tempo de descarga
  • Distância dos portos aos centros de produção
  • Estragos ou perdas de carga
Intervenientes no transporte

Armador: é a entidade que se ocupa do transporte propriamente dito. Quer seja o proprietário, o explorador ou o simples fretador de um navio, a sua missão é a de transportar as mercadorias ou passageiros do ponto A ao ponto B através do mar, rios e lagos, a tempo e em segurança. Para manter a sua atividade, a mesma está em ligação com numerosos outros intervenientes:

  • Agentes que são intermediários, entre carregadores e transportadores de mercadorias;
  • Pilotos que realizam operações portuárias;
  • Seguradoras que oferecem seguro do navio, da carga e assumem a responsabilidade em caso de acidente.

Nos portos em que não está instalado o proprietário vai confiar estas tarefas a um agente destinatário.

  • Estivador: é o trabalhador que organiza as cargas para embarque e desembarque dos navios nos portos. Grande parte desta atividade hoje em dia já está automatizada, ainda assim é um trabalho perigoso. Exige o conhecimento tanto da carga como da maquinaria em questão, tornando-se num trabalho de condições físicas extremas;
  • Transitário: a pessoa que trata do transporte da carga desde o fornecedor ao cliente. Ela seleciona as transportadoras necessárias. Está relacionado com o agente marítimo para a entrega de mercadorias;
  • Organizações de reboque e pilotagem de portos: asseguram a boa navegação do navio dentro da área portuária;
  • Seguradora marítima: segura o navio e a sua carga, e assume a responsabilidade em caso de acidente;
  • Agente marítimo ou Agente de navegação: é o representante do armador nos portos onde o mesmo não tem delegações. É responsável pelas formalidades administrativas e ocupa-se de todos os assuntos antes da chegada de um navio e durante a sua estadia num porto (reboque, pilotagem, reparações, relações com as autoridades marítimas e portuárias, assuntos da tripulação e gestão da carga);
  • Shiphandler : é a entidade que abastece os navios de produtos alimentares e de outros consumíveis.